01 dezembro, 2016

IAPMEI distinguido pela Comissão Europeia


A Comissão Europeia prestou uma homenagem pública ao IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação pelo trabalho desenvolvido e resultados obtidos ao longo dos últimos dez anos enquanto Coordenador Nacional dos EEPA - European Enterprise Promotion Awards.

Enquanto Coordenador Nacional da iniciativa, compete ao IAPME identificar projetos com potencial para candidatura, prestar os necessários esclarecimentos a potenciais candidatos, apoiar os candidatos na elaboração da candidatura e desenvolver o processo de seleção nacional, apresentar a iniciativa em sedes públicas, agilizar a informação, reunir com potenciais promotores e clarificar e ajudar no processo de elaboração da candidatura.

Este ano, Portugal foi galardoado com o projeto PME Líder, promovido pelo IAPMEI, a Associação Portuguesa de Bancos e o Turismo de Portugal. Já em 2015, o projeto Lisboa Empreende recebeu o galardão máximo da Comissão Europeia, “The Grand Jury Prize”, atribuído à iniciativa considerada mais inspiradora e mais inovadora na Europa. Em 2014, Portugal foi premiado pela Comissão Europeia com o 1.º prémio na categoria de “Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos” com o projeto “AMS - Thinking Ahead”. Em 2012 e 2013 foi galardoado com o 1.º prémio na categoria de “Apoio à internacionalização das empresas”, os projetos “Douro Boys” (2012), promovido pela AICEP em parceria com a “Douro Boys”, e “Portuguese Shoes: The sexiest industry in Europe” (2013), apresentado pela APICCAPS em parceria com Academia de Design e Calçado. O IAPMEI foi o único Coordenador Nacional reconhecido publicamente pela Comissão Europeia.