07 dezembro, 2016

Combater o absentismo, missão impossível?



Uma das grandes preocupações nas empresas são os índices de absentismo, essencialmente pelas consequências indesejáveis que trazem nos resultados, porque prejudicam não apenas um trabalhador, mas acabam por ter efeitos no desempenho de toda a equipa.

Sendo este um problema falado e debatido por diversas vezes e que afeta grande parte do nosso tecido empresarial, o que poderá então ser feito para reduzir os índices de absentismo? Antes de mais temos de conhecer bem o contexto laboral no qual estamos inseridos, ouvir os colaboradores sobre as suas preocupações e que sugestões de melhoria apresentam, para posteriormente elaborarmos uma lista de ações ou medidas que possam auxiliar as empresas na diminuição das percentagens de falta.

As medidas podem compreender prémios de assiduidade, exames periódicos, vacinação, formação nas áreas da segurança, saúde, organização e gestão do tempo, equipamentos de proteção individual adequados à função, preocupações com a ergonomia no posto de trabalho, ginástica laboral, criação sustentada d um ambiente de trabalho saudável, seguro e produtivo, maior participação na organização do seu trabalho e medidas reintegrativas, que apoiem o trabalhador após um período de ausência.

Medidas relacionadas com questões monetárias quando aplicadas tem geralmente efeitos imediatos, mas serão estas as únicas a serem usadas? Tendo em conta que não é apenas o vencimento e o prémio ao final do mês que motivam o colaborador, temos de ter em conta as suas expectativas e motivações. Assim sendo, o ideal será apostar em medidas a longo prazo, onde o ambiente laboral seja agradável e os riscos físicos e psicossociais sejam minimizados.

Daniela Brandão
Responsável de Recursos Humanos na
Jacinto Marques de Oliveira, Sucessores, Lda