20 outubro, 2016

Portugal recua no Ranking Mundial de Competitividade


O Relatório Global de Competitividade (2016-2017) do World Economic Forum, publicado pelo PROFORUM, Associação para o Desenvolvimento da Engenharia e pelo Fórum de Administradores e Gestores de Empresas, apresenta um recuo de Portugal no Ranking Mundial da Competitividade.

No topo do Ranking de Competitividade mantêm-se a Suíça (1.º), Singapura (2.º) e EUA (3.º), sobe a Holanda (de 5.º para 4.º lugar), a Suécia (de 9.º para 6.º), o Reino Unido (de 10.º para 7.º) e a Holanda (de 8.º para 5.º lugar), enquanto a Alemanha cai de 4.º para 5.º, e o Japão, Hong Kong e Finlândia caem 2 posições para 8.º, 9.º e 10.º, respetivamente.

Este ano, Portugal encontra-se em 46º lugar, tendo sido ultrapassado por 8 países - Polónia, Itália, Malta, Azerbaijão, Índia, Panamá, Rússia e Maurícias. A pontuação de Competitividade caiu também de 4,54, em 2014, para 4,52, em 2015, e para 4,48, em 2016, (em 7) equivalente a 77% do líder (a Suíça nos últimos 8 anos).

Portugal registou subidas dos indicadores da Educação Primária e do Crédito Bancário, mas houve vários indicadores que tiveram uma grande influência negativa, em especial na área financeira - os Mercados Financeiros, a regulação dos Mercados (Bolsas), a Solidez dos Bancos, Fornecedores locais, nos Standards nas Auditorias e na Colaboração Universidades-Indústria.

A PROFORUM e o FAE sugerem que se deve apostar nos estímulos às PMEs como forma de prosseguir e aprofundar as reformas estruturais necessárias para o aumento da Competitividade e do crescimento da economia portuguesa.