28 julho, 2016

Atualização no programa de trabalho do Horizonte 2020


A Comissão Europeia anunciou esta semana uma atualização no plano de trabalhos do Horizonte 2020, que estabelece as prioridades para o projeto em 2017. Entre a atualização, encontra-se a introdução de um novo elemento que os projetos poderão incluir, na forma de um Plano de Gestão de Dados, cuja tipologia padrão é a de dados abertos.

Esta medida surge como resposta à necessidade de recolha de dados abertos que possam ser facilmente utilizáveis por investigadores e/ou inovadores. A medida tem o objetivo de diminuir a duplicação de esforços e aumentar a criação de dados para gerar um maior impacto na sociedade. Assim, encoraja as empresas a partilharem bases de dados, com custos de gestão de base de dados elegíveis para financiamento. Existe ainda a possibilidade de manter os dados gerados pelo projeto como confidenciais, contudo tal necessitará de ser devidamente justificado.

O programa vai incluir uma maior flexibilidade para incentivar a investigação em políticas de migração e desenvolvimento de meios de combate ao crime e terrorismo. Entre outras prioridades de investimento encontram-se: a Economia Circular; as políticas de mudança climática; a medicina preventiva e personalizada; a segurança digital; as cidades sustentáveis e “smart”; e, tecnologias e padrões para condução automática.

Para mais informações visitar ec.europa.eu/programmes/horizon2020.