A crescente falta de mão-de-obra técnica qualificada é um dos atuais desafios das PME - Pequenas e Médias Empresas europeias. A par deste problema emerge o flagelo do desemprego que afeta vários jovens na Europa, principalmente em países como Portugal e Espanha, onde os sistemas de ensino carecem de formação prática, limitando desta forma o desenvolvimento das habilidades dos alunos durante o processo educacional.
Para dar resposta a estes problemas e promover uma mudança cultural e estrutural em todos os atores envolvidos na estrutura formal de ensino, teve início a 1 de novembro, o projeto Dual Train - Building a Sustainable Approach to the Dual Vocational Training System in Portugal, Spain and Germany. O projeto Dual Train pretende desenvolver uma abordagem do sistema de formação dual em Portugal e Espanha. Trata-se de um sistema que combina a aprendizagem em contexto de trabalho e em contexto escolar e é praticado com sucesso em vários países, nomeadamente na Alemanha.
Através desta iniciativa pretende-se estudar o modelo de ensino alemão, assim como recolher informação e boas práticas acerca das tentativas prévias de implementação do mesmo noutros países, por forma a ser possível avaliar o potencial de adaptação à realidade portuguesa.
O projeto tem a duração de dois anos, e nele estão envolvidos cinco parceiros de três países, com a experiência e o conhecimento necessário relacionados com o sistema de formação dual. O projeto é liderado pela Universidade do Minho (Portugal), fazendo também parte do consórcio: a EDIT VALUE Consultoria Empresarial; o CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal; o ISC - International Shoe Competence Center (Alemanha); o ITB - Institut Technik und Bildung / Universität Bremen (Alemanha); e, o INESCOP - Instituto Tecnológico Del Calzado Y Conexas (Espanha).
Considerando as semelhanças no sistema de ensino e os problemas existentes ao nível do desemprego jovem, Espanha e Portugal foram os países escolhidos para a realização deste projeto. Acredita-se que o sistema de formação dual pode ser um caminho possível para apoiar a integração dos jovens no mercado de trabalho, ajudando a diminuir o nível de desemprego destes países.
Para mais informações, consultar o website do projeto em www.dualtrain.eu.