19 fevereiro, 2015

Educação e Formação - Uma Estratégia de Crescimento na Europa


O investimento na educação e formação para o desenvolvimento é essencial para instigar a competitividade: as competências determinarão a capacidade da Europa em aumentar os seus níveis de produtividade. A longo prazo, as competências adquiridas por cada um de nós despoletarão a inovação e crescimento, estimularão a concentração de elevados níveis de competência na União Europeia e moldarão o mercado de trabalho. O crescimento massivo na oferta global de pessoas altamente qualificadas ao longo da última década, colocou a Europa a teste. O tempo em que a competição provinha principalmente de países cuja população era pouco qualificada chegou ao fim. A qualidade da educação e da formação melhorou por todo o mundo.

A educação na Europa continua a falhar no que se trata de providenciar as competências necessárias para o aumento da empregabilidade do indivíduo e, no mesmo sentido, não está agilizada o suficiente com os negócios e colaboradores/as de modo a fornecer as experiências de aprendizagem aproximadas do ambiente de trabalho que os mesmos anseiam.

Apesar do progresso obtido ao longo dos últimos 5 anos, será necessário um esforço muito maior para que o objetivo de 40% da população juvenil com a educação superior seja alcançado. Não obstante as melhorias significativas em países como Portugal e Espanha, a taxa de abandono escolar continua a rondar os 24%. Aqui encontra-se um dos fatores motivadores da baixa performance em outras áreas: 73 milhões de adultos possuem apenas um baixo nível de educação formal; quase 20% dos jovens com 15 anos tem dificuldades em ler; e, a participação em programas de aprendizagem ao longo da vida é de apenas 8,9%.

Os estudos preveem que em 2020, mais de 20% dos trabalhos exigirão níveis académicos superiores. Os standards de educação têm que subir de modo a serem capazes de fazer frente a esta realidade e, no mesmo sentido, deve ser encorajado o desenvolvimento de competências transversais de modo a garantir que a população jovem será empreendedora e capaz de se adaptar às mudanças inevitáveis no mercado de trabalho ao longo das suas carreiras.


Sara Oliveira
Consultora
EDIT VALUE® Formação Empresarial