22 janeiro, 2015

Dívida portuguesa: a mais rentável do mundo em 2014


As obrigações do Estado português renderam 22,58% durante o ano de 2014. Não obstante o desempenho da dívida, a bolsa portuguesa está entre as três piores do mundo. Em 2014, a bolsa e a dívida portuguesas seguiram caminhos distintos, após períodos em que se encontravam correlacionadas. As obrigações do tesouro tiveram o melhor desempenho a nível mundial, enquanto o mercado acionista se encontra na lista dos piores do mundo. Esta clara divergência acentuou-se com a crise do Banco Espírito Santo.

De acordo com um índice desenvolvido pela Federação Europeia de Analistas Financeiros e a Bloomberg, as obrigações do tesouro renderam 22,58% desde o início do ano. Um desempenho superior ao conseguido por Itália e Espanha, em que os títulos valorizaram 14,49% e 16,21%, respetivamente. A evolução do mercado da dívida nacional, muito impulsionada pelas medidas do BCE - Banco Central Europeu e pelo facto de o país ter saído do programa de resgate sem qualquer programa cautelar, representam aspetos positivos, mas a outra face da moeda é o mercado da bolsa - o PSI20 perde 25% em 2014. Apenas as bolsas russa e grega têm pior desempenho do que a portuguesa.

Apesar das melhorias das condições de financiamento de Portugal, o mercado nacional foi abalado pela crise do Banco Espírito Santo e pela queda do preço do petróleo que provocou uma descida de 27% das ações da Galp. Na Europa, as bolsas com melhor desempenho são a dinamarquesa e a irlandesa, com valorizações em cerca de 20% e 15%, respetivamente. Ao nível mundial, salienta-se os ganhos da bolsa de Xangai (50%) e da Índia (30%).