14 janeiro, 2015

Concurso de Ideias “Inova!”: Jovens Empreendedores/as e Criativos/as


De 10 de janeiro a 20 de março de 2015 decorre o período de candidaturas à 4ª edição do Concurso de Ideias “Inova!”. Este concurso destina-se a estimular o empreendedorismo e a cultura empreendedora nas escolas nacionais. Podem concorrer alunos/as ou formandos/as dos 6 aos 25 anos, a frequentar o 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, em escolas públicas e privadas, centros de formação profissional e outras entidades formadoras certificadas que promovam ofertas de dupla certificação para jovens, organizados em equipas acompanhadas por professora/a ou formador/a responsável pelo projeto.

A iniciativa “Inova!” visa desenvolver um ambiente propício à inovação e criatividade, fomentar nos/as jovens a capacidade analítica, estimulando a reflexão, o espírito crítico, a capacidade de expressão e de argumentação, a imaginação e a criatividade, promovendo também o trabalho em equipa, desenvolvendo novos paradigmas e novas formas de pensar e agir. Não existe número mínimo de elementos por equipa mas, para facilitar a apresentação e defesa dos projetos, devem ser identificados no máximo três ou quatro alunos/as ou formandos/as e o professor/a ou formador/a responsável. Estes representantes devem ser identificados no formulário de candidatura. As candidaturas são efetivadas através do preenchimento do formulário que se encontra disponível em www.iniciativainova.pt.

Os/As participantes podem participar com o tipo de ideia de inovação que pretenderem, sendo assim livres de optarem pelo tema que entenderem. O objetivo é que efetivamente as crianças e jovens desenvolvam ideias criativas e que se possam traduzir em projetos inovadores. São atribuídos os prémios “Inova Atitude”, “Inova Criatividade”, Inova Social” e “Inova Negócio”, sendo que a todos eles é atribuído um prémio de mil euros. As escolas ou centros de formação podem também candidatar-se ao prémio “Inova Escola”, caso demonstrem evidências do desenvolvimento de uma cultura empreendedora, sendo que o prémio é no valor de dois mil euros. O regulamento do concurso e demais informações, também se encontram disponíveis nas páginas eletrónicas das entidades promotoras: ANQEP; DGE; IAMPEI; DGEstE; IPDJ; e, SCML.