13 novembro, 2014

Igualdade de Oportunidades no Mercado de Trabalho


No dia 1 de dezembro, a Fundação da Juventude no Porto acolhe o evento “Igualdade de Oportunidades no Mercado de Trabalho” promovido pela Associação Nacional das Empresárias em parceria com a ESEIG, A35 e Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, onde serão discutidos os desafios do mercado de trabalho e as suas desigualdades.

Ao longo dos anos, tem havido uma procura mais intensa por parte das organizações em promover a igualdade de oportunidades no trabalho e no emprego, não obstante, há ainda também um longo caminho a percorrer. Face aos desafios da competitividade é urgente assumir uma cultura coletiva de responsabilidade social, incorporando nas estratégias de gestão os princípios de igualdade e combater todas as formas de discriminação no trabalho.

Durante o primeiro painel do evento, os/as oradores/as (especialistas na área) focarão as suas atenções nos temas: “Para uma Igualdade de Oportunidades no terceiro sector”; “As práticas de gestão de recursos humanos em contextos de empreendedorismo social”; “Planos de igualdade como estratégia de gestão de pessoas na Dianova Portugal”; e, “O desafio de inserção laboral de públicos vulneráveis: o caso do Centro Social de Soutelo”. No segundo painel, a decorrer no período da tarde, haverá oportunidade de ouvir novos contributos nomeadamente subordinados aos temas: “Cidadania e Género”; “As desigualdades de género no mercado de trabalho”; “Boas práticas de igualdade de género e conciliação trabalho e família nas organizações - O caso da Blip”; e, “As Organizações e as práticas de igualdade de género Apresentação por jovens do ensino superior”, havendo ainda lugar para o lançamento do novo “Manual de boas práticas de igualdade de género e nas empresas sob a perspetiva de jovens de ensino superior”. Por último, no final de cada painel será aberto um espaço de debate com o intuito de instigar a partilha de ideias e testemunhos.

O evento é gratuito mas de inscrição obrigatória através do email para info@ane.pt da Associação Nacional das Empresárias (ANE). O programa detalhado encontra-se disponível em www.ane.pt.