19 junho, 2014

“Marca Portugal” promovida a nível internacional


O Ministério da Economia está a promover a “Marca Portugal” nos eventos internacionais em que têm participado empresas nacionais. Com o objetivo de criar uma identidade caracterizadora do país nos mercados externos espera-se que o uso da logomarca seja facilitadora no processo de cooperação entre as diversas entidades associativas setoriais, pólos de competitividade, clusters e empresas, quando desenvolvem a promoção externa em conjunto.

Este procedimento vem suprimir uma lacuna no tecido empresarial exportador que carecia de uma marca nacional referenciadora da imagem externa do país. Para isso as empresas nacionais contam com o contributo do governo português, enquanto entidade promotora ativa da imagem e qualidade da produção nacional no exterior, e com a AICEP Portugal Global, enquanto responsável pela promoção, articulação e acompanhamento da presença das empresas e associações empresariais nos mercados externos.

Correspondendo à versão anteriormente desenvolvida para a vertente exportação, no âmbito do Programa “Portugal Sou Eu”, este processo diferencia-se no sentido em que se pretende valorizar a imagem nacional nos mercados externos ao nível da marca e não de produtos específicos ou empresas.