26 maio, 2014

Maior Eficiência no Trabalho


Com a alteração da realidade laboral emerge também a necessidade de assegurar a produtividade e competitividade do capital humano disponível nas organizações/empresas. Por conseguinte, importa promover uma maior eficiência no trabalho, isto é, assegurar a melhor correspondência possível entre o tempo previsto para a realização de uma tarefa e o tempo gasto para efetivamente a realizar.

Algumas dicas passam por não fazer da consulta do email a primeira tarefa do dia, pois a partir do momento que lê o email e vê as diferentes solicitações tende a dispersar a sua atenção. Adicionalmente, deve ser capaz de estabelecer três prioridades para o dia, de modo a evitar distrações e alcançar bons resultados nas atividades que realmente importam.

Por outro lado, é aconselhável marcar reuniões para as alturas de menor concentração e em que não tenha de tomar decisões imediatas, relembra-se que tal como o cérebro tem alturas de maior produtividade, o mesmo acontece no sentido oposto. Seguindo a mesma tónica, é fundamental a estruturação das reuniões, visto que estas tendem a prolongar-se em função do tempo disponível e não do tempo necessário. Por isso, é crucial que organize os assuntos que necessitam de ser abordados e possíveis soluções.

Estes são apenas alguns procedimentos que poderão culminar num melhor aproveitamento do tempo disponível. A necessidade constante de adaptação com que se deparam as organizações contemporâneas incrementa a importância de ser mais eficiente no trabalho, visto que só assim será possível assegurar a quota de mercado e a resposta às necessidades do público-alvo.

Sofia Alves
Consultora
EDIT VALUE® Formação Empresarial