10 abril, 2014

INL acolhe sessão sobre o Horizonte 2020


O GPPQ - Gabinete de Promoção do Programa - Quadro da União Europeia em conjunto com a FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, o HCP - Health Cluster Portugal, o INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e a TecMinho - Interface da Universidade do Minho, encontra-se a promover uma sessão de esclarecimento designada “Nanotecnologias, Materiais Avançados & Saúde: do conhecimento ao paciente”.

O evento, que irá decorrer no dia 29 de abril no INL em Braga, pretende apoiar a preparação de candidaturas e exploração de sinergias entre os presentes para reforçar o perfil de oferta nacional junto de potenciais consórcios europeus em candidaturas ao Horizonte 2020. A sessão será lançada por Nicolas Gouze da Plataforma Tecnológica Europeia “Nanomedicine” e contará com uma mesa redonda de ilustres convidados em torno da temática “Oportunidades para as empresas, as instituições de I&D e os hospitais no Horizonte 2020: mais cooperação, melhor internacionalização”. Da parte da tarde irão realizar-se 3 sessões sobre diferentes temas: “Nanotechnology and Advanced Materials for more effective Healthcare”; “Cutting-edge biotechnologies as future innovation drivers”; “Health, demographic change and wellbeing: Improving diagnosis & Innovative treatments and technologies”.

O objetivo destas sessões é a identificação de ideias de projetos e perfis de colaboração que possam estar na base da construção de propostas ao Horizonte 2020 e ou inserção de entidades nacionais em projetos que já estejam a ser preparados, através de apresentações individuais de 2-3 minutos sobre a expertise e atividades de investigação e inovação relevantes para candidaturas aos primeiros concursos do Horizonte 2020. Será igualmente proporcionada a oportunidade para exploração de sinergias entre os participantes através de one-to-one meetings.

A participação no evento é gratuita mas sujeita a inscrição prévia até 24 de abril. Para as sessões one-to-one meeting a inscrição terá que ser feita 22 de abril. Todas as informações estão disponíveis em www.gppq.fct.pt.