17 abril, 2014

EURES: programa para jovens à procura de emprego na Europa


O programa EURES insere-se nas iniciativas Juventude em Movimento e Oportunidades para a Juventude e destina-se a jovens, que tenham entre 18 e 30 anos e, que estejam em busca de uma oportunidade para iniciar a sua atividade num país da União Europeia, que não o estado-membro em que são residentes.

O EURES tem como objetivo a promoção da mobilidade transfronteiriça e transnacional, sendo que Portugal, através do IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, participa como parceiro em dois projetos, e é para esta entidade que devem ser enviadas, via email, todas as candidaturas.

Também as entidades empregadoras podem ser beneficiadas, desde que exerçam a sua atividade num país da União Europeia, estejam à procura de um candidato cujo perfil não encontram nesse país e ofereçam contratos com uma duração mínima de seis meses.

O programa permite que os candidatos encontrem um emprego mais adequado às suas qualificações, facilitando toda a logística associada. Significa isto que são financiadas as despesas de deslocação para comparecer a uma entrevista ou de mudança para outro país.

Para mais informações quanto às oportunidades de carreiras disponíveis, consultar: ec.europa.eu/eures.