13 março, 2014

PME Crescimento 2014: nova linha de crédito


Foi lançada no início do mês de março a nova linha de crédito PME Crescimento 2014, com uma dotação de dois mil milhões destinados ao financiamento das PME. Esta nova linha tem um prazo máximo de 10 anos e integra quatro sublinhas, de 500 milhões de euros cada, especificamente orientadas para: micro e pequenas empresas; necessidades de tesouraria das empresas; apoio ao investimento; e, dinamização das exportações.

Os spreads máximos aplicados variam, consoante a tipologia de empresa e de empréstimo, entre 3,75% e 4,8% e o financiamento contará com 70% de cobertura de garantia mútua, no caso das micro e pequenas empresas, de 55% no caso do crédito comercial a empresas exportadoras, e de 50% para as restantes PME.

Ainda no decorrer da divulgação da abertura da linha PME Crescimento 2014, foi também anunciado o alargamento do prazo das linhas PME Investe. Desta forma, as empresas que tenham operações contratadas ao abrigo das anteriores linhas de crédito PME Investe podem usufruir de um alargamento do prazo por um período adicional de 12 meses.

As empresas interessadas deverão apresentar a sua candidatura à linha PME Crescimento 2014 em qualquer uma das Instituições de Crédito subscritoras. Mais informações poderão ser consultadas em www.iapmei.pt.