20 março, 2014

Nova Linha de Crédito para o Comércio


O Governo português lançou um novo pacote de 50 milhões euros dirigido a empresas do setor do comércio. Este apoio concretiza-se através de uma nova Linha de Crédito, denominada “Comércio Investe”, que surge como resposta às dificuldades das empresas no acesso a financiamento para a execução dos projetos “Comércio Investe” recentemente aprovados e que visam a modernização comercial.

Recorda-se que, através da medida “Comércio Investe” lançada em finais de 2013, foram aprovados 836 projetos, envolvendo o apoio a 1183 empresas nacionais. O investimento associado aos projetos aprovados ascende a 60,8 milhões de euros e prevê a criação potencial de 1516 novos postos de trabalho ligados à atividade comercial. A distribuição regional dos apoios caracterizou-se da seguinte forma: a região Norte reuniu 45% do total dos projetos apoiados, representando um investimento de 31,2 milhões de euros; o Centro absorveu 27% do total, com um investimento que ascende a mais de 14 milhões de euros; Lisboa e Vale do Tejo acolheu 17% dos projetos aprovados, com um investimento esperado a rondar os 10,2 milhões de euros; o Alentejo aprovou 6%, com um investimento previsto de 3,1 milhões de euros; e, o Algarve absorveu 5% das candidaturas aprovadas que envolvem investimentos de 2,2 milhões de euros.

A nova linha de crédito dirige-se exclusivamente às entidades que tenham projetos aprovados no âmbito da medida “Comércio Investe”. A linha financia as despesas elegíveis dos projetos, incluindo investimento em ativos fixos corpóreos ou incorpóreos, bem como reforço do fundo de maneio associado ao projeto aprovado. O prazo máximo de financiamento poderá ir até 9 anos, com 2 anos de carência de capital. O valor máximo concedido, a título de empréstimo, para cada projeto de investimento poderá ir até aos 160 mil euros.

Os termos e condições da Linha de Crédito Comércio Investe podem ser consultados em www.iapmei.pt.