31 outubro, 2013

Estudo Diagnóstico “Becoming Skilled”


Os resultados do Estudo Diagnóstico “Becoming Skilled”, realizado pela AAUM - Associação Académica da Universidade do Minho em parceria com a EDIT VALUE® Formação Empresarial, foram conhecidos no passado dia 28 de outubro.

Foram 186 os inquéritos preenchidos pela comunidade académica da Universidade do Minho, estando representadas praticamente todas as Escolas/Institutos desta universidade embora com uma maior predominância da Escola de Engenharia (27%) e da Escola de Economia e Gestão (19%). Relativamente à situação face ao emprego, 64% dos participantes no estudo é exclusivamente estudante e 17% são também empregados por conta de outrem (57% dos quais exercem atividade no setor público).

No que respeita à relação com a Universidade do Minho, verifica-se que 62% dos estudantes se encontra satisfeito com a formação teórica obtida, embora, quando analisada a formação técnico-prática, apenas 55% dos inquiridos refere encontrar-se “satisfeito” e 23% responde estar “pouco satisfeito”. Adicionalmente, 35% dos estudantes considera que a universidade não faculta todas as ferramentas necessárias para ingressarem no mercado de trabalho.

Ao nível das competências específicas ou técnicas (Hard Skills) a desenvolver para aplicar no mercado de trabalho, os inquiridos reconhecem a importância das aplicações ou programas informáticos. 66% dos estudantes aponta as ferramentas Office como as mais importantes e 38% os softwares de gestão. Em termos de competências transversais ou comportamentais (Soft Skills), mais de 40% consideram necessário desenvolver competências em “Tomada de decisão/Sentido Crítico”, “Planeamento/Organização” e “Trabalho em Equipa/Relacionamento Interpessoal”. Questionados sobre qual a mais importante para a empregabilidade, 94% dos estudantes inclui as competências transversais na sua resposta e apenas 6% consideram ser apenas as competências específicas.

Os resultados relativos à disponibilidade e interesse na formação indicam que apenas 45% dos estudantes tem por hábito frequentar ações de formação, dos quais 97% consideram que a frequência de formação contribui para melhorar o desempenho profissional. O estudo permitiu ainda aferir que 43% dos estudantes está disposto a frequentar mais de 60 horas de formação por ano e que 44% estaria disposto a investir mais de 125 euros por ano em formação.

De forma a garantir a existência de uma oferta formativa capaz de responder às necessidades atuais dos estudantes universitários, a AAUM protocolou uma parceria com a EDIT VALUE® Formação Empresarial onde salvaguarda também vantagens comerciais para os seus associados. Também os sócios da Associação dos Antigos Estudantes e da Associação de Funcionários da Universidade do Minho passam a usufruir das mesmas condições. Os interessados em consultar o plano de formação da EDIT VALUE® Formação Empresarial podem fazê-lo em www.editvalue.com.