Os FREE - Fundos Regionais de Expansão Empresarial, também conhecidos como Fundo Revitalizar, são instrumentos de capital de risco, financiados por fundos comunitários e por bancos nacionais, orientados com âmbito regional exclusivamente para PME.
Este fundo tem uma verba de total de 220 milhões de euros, dos quais 80 milhões são para a região Norte, cujo fundo é gerido pela Explorer Investments SA (assessorada na análise de risco das empresas interessadas pela conceituada PWC - Price Waterhouse Coopers). Trata-se de um fundo proveniente de uma parceria entre o Programa Compete e sete instituições bancárias, sendo destinado exclusivamente para PME, apoiando investimentos até 1,5 milhões de euros por empresa. Estão excluídas as empresas que atuem nos setores da Agricultura, Imobiliário, Educação e Saúde. A gestora do Fundo garante uma resposta aos interessados num prazo máximo de 3 meses. O principal objetivo destes mecanismos financeiros consiste na promoção da capitalização de empresas com planos e projetos de expansão e crescimento, cuja situação financeira se apresente equilibrada e sustentável, mas com necessidades de reforço de capital e fundo de maneio, num contexto de revitalização de mercado, produto ou gestão.
Algumas características mais específicas deste fundo, que o diferenciam dos restantes produtos de capital de risco, prendem-se com: elaboração de um Plano de Negócios pela Explorer Investments SA na fase de análise; apoio/acompanhamento à gestão e disponibilização da network da Explorer Investments SA; nomeação de um administrador não executivo ou gerente sem interferência no processo de decisão (geralmente mantém-se a mesma equipa de gestão); participação no capital social até ao máximo de 70% (que pode ser também em suprimentos); e, é ainda realizado um diagnóstico prévio, sendo que empresas com debilidades financeiras ou em situação insolvente serão excluídas. Outra condição tida em conta passa pela obrigatoriedade da empresa proceder à alienação de todos os seus bens não produtivos.
Os interessados devem contactar a Explorer Investments SA para mais informações.