07 junho, 2013

Projetos QREN: últimas fases de candidatura


No âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional para o período 2007-2013, estão a decorrer as candidaturas aos últimos concursos dirigidos às empresas. Os sistemas de incentivos que se encontram a receber candidaturas visam apoiar o investimento empresarial que reforce a capacidade e a operacionalidade das empresas no mercado externo e a promoção da inovação no tecido produtivo, aumentando e promovendo a sua competitividade.

O QREN divide-se em quatro grandes áreas de intervenção: Investigação & Desenvolvimento Tecnológico; Inovação Produtiva; Qualificação e Internacionalização de PME; e, Apoio Local a Microempresas. Neste momento, e dado estarmos em fim de quadro comunitário, estão a decorrer as candidaturas aos últimos concursos. Por isso, é de realçar que as candidaturas aos projetos integrados nas áreas de investigação e desenvolvimento, projetos com uma aposta forte no desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos tecnologicamente muito desenvolvidos, estão abertas até agosto de 2013. A área da inovação produtiva, que visa a promoção de projetos com forte intensidade inovadora e de natureza estruturante (com efeito de demonstração e arrastamento no tecido económico), recebe candidaturas até setembro de 2013. Por sua vez, os projetos individuais que visem a internacionalização e modernização do tecido produtivo, enquadrados na área Qualificação e Internacionalização de PME, poderão ser submetidos até 16 de setembro de 2013. Os projetos de menor dimensão dirigidos a empresas localizadas em concelhos com problemas de interioridade (Apoio Local a Microempresas) poderão apresentar candidaturas até dezembro de 2013.

No contexto económico atual, a disponibilização de apoios desta natureza assume-se muito importante para as PME e são um grande incentivo à modernização empresarial. Todas as informações sobre os programas de incentivo no âmbito do QREN podem ser consultadas em www.incentivos.qren.pt.