31 maio, 2013

PRODER: candidaturas abertas para o Vale do Ave


Encontram-se abertas, na modalidade em contínuo, as candidaturas ao Programa PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural, nomeadamente às ações 3.1.2 - Criação e Desenvolvimento de Microempresas, 3.1.3 - Desenvolvimento de Atividades Turísticas e de Lazer, 3.2.1 - Conservação e Valorização do património Rural e 3.2.2 - Serviços Básicos para a População Rural, para projetos de investimento localizados na região do Vale do Ave.

O PRODER é um importante instrumento estratégico e financeiro de apoio ao desenvolvimento rural do continente para o período 2007-2013 e tem como principais objetivos o aumento da competitividade dos sectores agrícola e florestal, a promoção da sustentabilidade dos espaços rurais e dos recursos naturais e a revitalização económica e social das zonas rurais. As ações a desenvolver no âmbito destes avisos de abertura derivam do Subprograma 3 - Dinamização das Zonas Rurais.

As candidaturas às ações devem ser submetidas diretamente no GAL - Gabinete de Ação Local competente, neste caso o Sol do Ave - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave, que tem poder de decisão na seleção e aprovação das candidaturas a estas tipologias e que regula tanto os prazos de abertura e encerramento das ações, como as condições de cada uma das fases de abertura. A este nível, o Sol do Ave intervém na área geográfica da NUT III - Ave.

Relativamente às candidaturas às ações do Subprograma 3 do PRODER, o território de intervenção definido no âmbito da ELD - Estratégia Local de Desenvolvimento para o território rural do Vale do Ave, é composto por todas as freguesias dos concelhos de Fafe e de Vieira do Minho, assim como por algumas freguesias do concelho de Guimarães. Todas as informações sobre este concurso podem ser consultadas no website da Sol do Ave em www.soldoave.pt.