06 abril, 2012

Flash Talk apresenta concurso “Inova Têxtil”


O sector da Indústria Têxtil e de Vestuário é considerado um dos sectores tradicionais e mais importantes para a economia portuguesa, representando, em 2010, cerca de 11% do total de exportações nacionais. A elevada exposição aos mercados internacionais e as medidas de liberalização comercial dos produtos têxteis adoptadas pela União Europeia fizeram com que este sector em específico fosse um dos primeiros a sentir os efeitos negativos das crises económicas globais. O aumento da concorrência no mercado, especialmente ao nível dos preços, tem forçado o reajustamento do sector da Indústria Têxtil e de Vestuário, por via da aposta na qualidade e no design dos produtos, em detrimento do preço.

De âmbito nacional, o concurso Inova Têxtil surge com o intuito de contrariar as dificuldades do sector, através do estímulo e promoção de ideias, materiais, produtos, aplicações, serviços e conceitos de negócio novos e inovadores associados à fileira têxtil e respectivos sectores de aplicação. O CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, em colaboração com outras entidades nacionais, tem promovido esta iniciativa que se dirige, sobretudo, a pessoas singulares com mais de 18 anos, empresas ou organizações sediada em Portugal.

Como forma de esclarecer e dar a conhecer este concurso, irá realizar-se no próximo dia 11 de Abril (4.ª feira), pelas 15 horas, no Campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães o Flash Talk Inova Têxtil. A iniciativa contará com as presenças de: João Oliveira, promotor da empresa EarBox, projecto vencedor do concurso “O Empreendedorismo está na Moda!”; Prof. Doutor Fernando Ferreira enquanto Director do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil da Universidade do Minho; e, Eng. Fernando Merino (Director do Departamento “Têxteis do Futuro” do CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal) que fará uma apresentação do Concurso Inova Têxtil e do respectivo Regulamento. Mais informações sobre este evento poderão ser consultadas em liftoff.aaum.pt.