20 janeiro, 2012

Patentes tecnológicas

Um estudo desenvolvido no Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho avaliou a presença da tecnologia desenvolvida no âmbito da investigação académica no meio empresarial.

A compreensão da relação entre as universidades portuguesas e as empresas, nomeadamente do sector industrial, foi o ponto de partida para uma investigação realizada na Universidade do Minho. Reconhecendo o papel fundamental das universidades como fonte de conhecimento e tendo em conta o aumento do relacionamento das academias com o meio industrial, uma equipa do Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da universidade minhota encontrou pertinência na avaliação da transferência de tecnologia, ponderando efeitos ao nível da inovação e do desenvolvimento económico.

Nas conclusões mais importantes destacam-se as cerca de 750 patentes tecnológicas registadas no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial provenientes das universidades e politécnicos portugueses. Neste universo, a Universidade do Minho é uma das três entidades nacionais que mais registam, sendo inclusivamente a academia em Portugal que detém maior número de patentes rentabilizadas em contexto empresarial.