03 agosto, 2011

Finanças alertam para novo ataque de phishing

O Ministério das Finanças alerta em comunicado que alguns utilizadores do Portal das Finanças têm recebido uma mensagem fraudulenta supostamente enviada pela Direcção-Geral dos Impostos (DGCI).

O email assemelha-se a uma mensagem enviada em nome da DGCI e tem por objectivo a instalação de software malicioso no computador de quem o recebeu, de forma a obter informações sensíveis ou comprometer a segurança so computador. Por este motivo, os utilizadores não devem clicar no link nem seguir outra informação constante na mensagem e deverão apagar de imediato este email.

O comunicado informa ainda que todas as mensagens de email que a DGCI envia aos contribuintes, identificam sempre o nome completo e o número de identificação fiscal (NIF) dos destinatários. Por este motivo, a DGCI só envia mensagens aos contribuintes que tenham senha de acesso no Portal das Finanças e que tenham previamente autorizado o envio de mensagens por email.

Por outro lado, todas as caixas de correio da DGCI têm o formato xxx@dgci.min-financas.pt, não devendo os contribuintes considerar emails enviados por outros remetentes.