26 agosto, 2011

Crédito malparado das famílias aumenta

De acordo com o boletim estatístico mensal do Banco de Portugal, o crédito malparado das empresas recuou em Junho face a Maio, mas aumentou entre as famílias. O crédito das empresas considerado de cobrança duvidosa passou de 5,90 mil milhões de euros em Maio para 5,78 mil milhões em Junho, uma diminuição de 3,3%.

Entre as famílias, o crédito malparado continuou a aumentar ainda que ligeiramente, passando de 4,26 mil milhões de euros em Maio para 4,27 mil milhões de euros em Junho. As cobranças duvidosas acentuaram-se sobretudo no crédito ao consumo, enquanto a variação do crédito malparado na habitação foi praticamente inexistente, mantendo-se em 1,99 mil milhões de euros.

Em Junho os bancos também emprestaram menos dinheiro aos particulares: 129.555 mil milhões de euros (menos 185 milhões de euros face ao mês anterior). Os empréstimos concedidos pela banca a particulares e empresas tiveram uma variação anual negativa de 0,2%, sendo a queda ainda mais acentuada nos empréstimos destinados ao consumo, que caíram 2,4% entre Junho de 2011 e o mês homólogo.