23 agosto, 2011

Consórcio "Minho In"

As Comunidades Intermunicipais do Minho-Lima, Ave e Cávado, em estreita articulação com parceiros públicos e privados, são os promotes da Estratégia de Eficiência Colectiva (EEC) "Minho In", inserida no Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE), do Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013 (QREN).

PROVERE visa alavancar a competitividade dos territórios de Baixa Densidade, através do envolvimento directo dos principais agentes do desenvolvimento do território, organizados em rede, e mediante o fomento de actividades económicas, inovadoras, sustentáveis e assentes na valorização de recursos endógenos, concorrendo, assim, para o desenvolvimento de condições para fixar os residentes e atrair novas populações.

A EEC PROVERE Minho In integra-se neste propósito, na medida em que reconhece a paisagem natural e humanizada do Minho como um recurso inimitável e singular, que cumpre potenciar, através da sua estruturação, qualificação, inovação e promoção, tornando este território mais atractivo e competitivo à escala regional, nacional e internacional.

Neste sentido, esta iniciatuva parte de uma visão consensualizada do desenvolvimento do Minho Rural e assenta em quatro áreas económicas fundamentais (o ambiente, o turismo, o agro-alimentar e a cultura/património).
Em torno destas quatro áreas temáticas foram definidos nove projectos-âncora, que visam contribuir para o aumento da atractividade e competitividade do território, nomeadamente: o Golfe Minho IN, Saúde e Bem-Estar, Competitividade e Empreendedorismo, Rota dos Vinhos Verdes, Artes e Produtos Tradicionais, Turismo de Natureza, promoção turística, Solares, Aldeias e Jardins e Novos Negócios da Terra, representando um montante global de investimento de 14,6 milhões de euros.

Presentemente, encontram-se abertos três concursos no âmbito deste projecto, cuja informação se encontra disponível no site do Consórcio, em www.minhoin.com.