10 setembro, 2020

Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis - Reabilitar e tornar os edifícios energeticamente mais eficientes


A iniciativa “Edifícios mais Sustentáveis”, prevista no Programa de Estabilização Económica e Social, visa a sustentabilidade e reabilitação energética dos edifícios, por forma a assumir um efeito multiplicador na economia, gerando emprego e riqueza a nível local e nacional, e potenciar o alcance de múltiplos objetivos energeticamente sustentáveis, designadamente, a redução da fatura e da dependência energética do país, a redução de emissões de gases com efeito de estufa, a melhoria dos níveis de conforto e qualidade do ar interior, o benefício para a saúde, a promoção da produtividade laboral, a redução da pobreza energética, a extensão da vida útil dos edifícios e o aumento da sua resiliência.

Como tal, este programa tem como objetivo o financiamento de medidas que promovam a reabilitação, a descarbonização, a eficiência energética, a eficiência hídrica e a economia circular em edifícios, contribuindo para a melhoria do desempenho energético e ambiental dos edifícios.

Neste contexto, são suscetíveis de financiamento ações a desenvolver em edifícios habitacionais existentes, construídos até 2006. As obras na habitação e o material necessário são comparticipados em 70% do custo total, com um limite por tipo de tipologia de projeto e com um teto máximo de 7.500 euros por obra. O prazo para apresentação das candidaturas a este incentivo decorre até ao dia 31 de dezembro de 2021 ou até esgotar a dotação prevista. 

Para mais informações consulte www.fundoambiental.pt.