16 outubro, 2014

Propriedade Industrial na Universidade do Minho


As sessões de Propriedade Industrial na UM - Universidade do Minho estão de volta e reiniciam já no próximo dia 22 de outubro com o tema “Patentes em biotecnologia e pesquisa em base de dados”. Esta sessão incidirá sobre as principais especificidades de patentes para invenções do ramo biotecnológico, na qual também será dada importância à vertente legal de patenteabilidade nesta área. Relativamente à patenteabilidade de genes ou às sequências genéticas parciais, será abordada a legislação portuguesa, europeia e americana.

No evento serão também apresentados os diversos motores de busca gratuitos existentes na área da biotecnologia e as vantagens e potencialidades da sua utilização. As bases de dados que serão abordadas são: NCBI - National Center for Biotechnology Information; EMBL-EBI; ChemIDplus; STN; CAS database; e EPOQUE.

Será ainda possibilitada a realização de reuniões individuais, que terão de ser previamente agendadas, entre os investigadores e a examinadora de patente do INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial, com vista a avaliar a possibilidade de proteção de resultados de I&D - Investigação & Desenvolvimento.

O evento irá decorrer no anfiteatro 101 do Complexo Pedagógico II, situado no Campus de Gualtar da UM, em Braga. A participação é gratuita, estando contudo sujeita a inscrição até ao próximo dia 21 de outubro em formulário próprio no website da TecMinho. Mais informações sobre este evento de propriedade industrial em: www.tecminho.uminho.pt.