09 julho, 2014

Valorizar o Capital Humano


A valorização do capital humano emerge cada vez mais como uma necessidade no seio das organizações. A mesma não implica necessariamente a implementação de medidas drásticas, visto que o foco em pequenas melhorias poderá por si só ter um impacto significativo no desenvolvimento do negócio.

A comunicação e o delegar de tarefas devem estar no topo da lista de prioridades de qualquer gestor. É fundamental assegurar uma boa gestão da equipa de trabalho, de modo que todos conheçam bem as funções que desempenham e quais os objetivos para que estão a trabalhar. Neste sentido, importa que haja preocupação em assegurar um alinhamento entre os objetivos empresariais e dos colaboradores. Por outro lado, é aconselhável que seja adotada uma tónica de disciplina acima de tudo, devendo ser determinados quais os pontos que precisam de ser trabalhados em oposição àqueles que queremos ou pensamos que devem ser trabalhados, o que só poderá ser realizado se todos os colaboradores relatarem de forma concisa quais as tarefas que levaram a cabo e quais as necessidades sentidas.

Por fim, aponta-se a análise interna como fase final de qualquer medida implementada, só por intermédio desta é que será possível identificar quais os pontos suscetíveis de melhorar, avaliar se os atuais clientes estão satisfeitos com o serviço prestado e, desenvolver de forma sustentável as competências dos colaboradores. À primeira vista poderá parecer mais importante atrair mais e mais clientes, contudo, se o aumento do leque de clientes não for acompanhado por uma evolução dos processos produtivos e da formação dos colaboradores então, chegar-se-á a um ponto em que a empresa será incapaz de dar resposta às necessidades dos seus clientes e colaboradores.

Acrescenta-se que este tipo de práticas deve ser considerado quer para empresas em fase embrionária quer para as que estejam já implementadas no mercado, visto que em qualquer destas situações é crucial aproveitar ao máximo o potencial dos colaboradores e alcançando assim os melhores resultados.

Sofia Alves
Consultora
EDIT VALUE® Formação Empresarial