19 julho, 2013

Nova linha de crédito PME Exportações


O governo português lançou recentemente uma nova linha de crédito para as PME - Pequenas e Médias Empresas exportadoras, no valor de 500 milhões de euros para financiamento de encomendas firmes com origem em mercados externos. Trata-se da nova linha “PME Exportações”, cujo principal objetivo passa por colmatar as tradicionais dificuldades de acesso ao crédito por parte das empresas, particularmente as PME.

Este instrumento conta com um período de vigência de um ano, que poderá ser alargado, e prazos de financiamento às empresas que podem chegar aos 4 anos, sendo constituído por duas sublinhas específicas destinadas a financiar encomendas firmes de bens e serviços colocadas por clientes estrangeiros (com uma dotação de 400 milhões de euros), e o financiamento à exportação de bens com longos ciclos de fabrico e faturação (dotação de 100 milhões de euros).

O valor máximo a atribuir a cada empresa, em acumulado das duas sublinhas, é de 2 milhões de euros. A taxa de juro associada a esta nova linha está indexada à Euribor a três meses, com um spread que pode variar entre 3,51% e 4,65%. 

A implementação deste instrumento é efetuada através da Banca, sendo o apoio público a este instrumento materializado por Garantia Mútua, correspondente a 60% do capital em dívida.