12 julho, 2013

QREN: Vale Empreendedorismo para start-ups


O QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013 prepara-se para lançar a quinta fase de candidaturas ao Vale Empreendedorismo e ao Vale Inovação enquadrado no Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME. Este sistema de apoio financia consultoria em vários domínios de intervenção, nomeadamente: Organização e gestão e tecnologias de informação e comunicação; Propriedade Industrial; Comercialização e Marketing; Economia Digital; e I&DT e Transferência de Tecnologia.

O apoio assume duas vertentes diferentes, conforme se trate de empresas muito recentes, criadas há menos de um ano, ou de outras empresas instaladas no mercado há mais tempo. Assim, as empresas recém-criadas poderão candidatar-se ao Vale Empreendedorismo que apoia a aquisição de serviços de consultoria e de apoio à inovação e à iniciativa empresarial. O principal objetivo é dar resposta a necessidades específicas das mesmas e a aumentar sua competitividade. 

Por sua vez, as empresas com mais de um ano de existência poderão recorrer ao Vale Inovação, que pretende apoiar os projetos na área da I&DT e da Transferência de Tecnologia, ou seja, visa o apoio à aquisição de serviços de consultoria de inovação, abrangendo apenas as atividades de assistência tecnológica, serviços de investigação e desenvolvimento tecnológico e de serviços de transferência de tecnologia.

Os projetos apresentados deverão ter a duração máxima de execução de um ano e deverão propor despesas elegíveis entre 5 e 20 mil euros, sendo que 75% do investimento é financiado sob a forma de incentivo não reembolsável. As empresas interessadas em candidatar-se ao Vale Empreendedorismo poderão contratar a prestação dos serviços junto de empresas vocacionadas e com capacidade para a prestação dos mesmos, assegurando os preços de mercado, através da consulta de pelo menos três entidades diferentes. Os projetos submetidos ao Vale Inovação deverão prever a contratação de serviços a entidades do SCTN - Sistema Científico e Tecnológico Nacional.

As candidaturas à quinta fase iniciam-se no próximo dia 16 de julho e terminam a 13 de setembro de 2013. Mais informações disponíveis em www.incentivos.qren.pt.