18 setembro, 2020

Programa “Testar com Ciência e Solidariedade” - Covid-19

 
A situação de pandemia que se vive em Portugal e no mundo tem imposto a adoção de medidas extraordinárias, e de caráter urgente, de resposta à situação epidemiológica provocada pelo coronavírus. Assim, é necessário mobilizar atores críticos na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico no âmbito da atual pandemia. Uma das áreas de intervenção com relevância imediata diz respeito à I&D no âmbito do rastreio e testagem da população. 
 
Face a este enquadramento, foi estabelecido um Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento, otimização e validação de metodologias analíticas associadas ao diagnóstico de SARS-CoV-2. Este programa destina-se a Entidades Não Empresariais do Sistema de I&, certificadas pelo INSA para a realização de testes de diagnóstico viral COVID. 
 
Os apoios são atribuídos a fundo perdido, com uma taxa de financiamento das despesas elegíveis de 85%, até um investimento elegível máximo de 300.000€. São considerados despesas elegíveis, as despesas com recursos humanos, a aquisição de instrumentos e equipamento técnico-científico, a adaptação de edifícios e instalações para a realização do projeto, entre outras despesas diretamente relacionadas com a execução do projeto. 
 
O prazo para a apresentação de candidaturas decorre até ao dia 9 de outubro de 2020, podendo-se consultar todas as informações em www.compete2020.gov.pt.