12 dezembro, 2018

PT2020: candidaturas abertas ao Inovação Produtiva!


Acabam de abrir as candidaturas ao sistema de incentivos “Inovação Produtiva” do Portugal 2020 que apoia o aumento do investimento empresarial em atividades inovadoras (ao nível do produto ou processo), promovendo o aumento da produção transacionável e internacionalizável e a alteração do perfil produtivo do tecido económico.

No âmbito deste programa de apoio e incentivo são elegíveis: a aquisição de máquinas e equipamentos produtivos; equipamentos informáticos e software específico; despesas de construção; aquisição de direitos de patentes, nacionais e internacionais; serviços de engenharia relacionados com a implementação do projeto; estudos; diagnósticos; auditorias; planos de marketing; e, projetos de arquitetura e engenharia.

Ao contrário do que acontece com a maioria dos programas do Portugal 2020 (cuja natureza do incentivo é a “fundo perdido”), o Inovação Produtiva assume a forma de apoio reembolsável não sendo cobrados juros ou quaisquer outros encargos (mediante a superação dos objetivos assumidos em candidatura cujo cálculo é efetuado no ano após a conclusão do projeto e respetivos investimentos, existe a possibilidade de uma parte da verba financiada não ter de ser devolvida). Relativamente aos investimentos elegíveis, o valor mínimo é de 75 mil euros e o limite máximo é de 25 milhões de euros.

O prazo para a submissão de candidaturas termina no dia 15 de março de 2019. Todas as informações sobre este programa de apoio em: www.portugal2020.pt.