11 dezembro, 2018

PT2020: Abertas as candidaturas para a Qualificação e Internacionalização de PME


Estão abertas as candidaturas para os sistemas de incentivo “Qualificação PME” e “Internacionalização PME” do Portugal 202O “Qualificação PME” apoia projetos individuais que visem ações de qualificação de PME - Pequenas e Médias Empresas em domínios imateriais que contribuam para promover a sua competitividade e a sua capacidade de resposta no mercado global. São elegíveis despesas como: aquisição equipamentos e software; economia digital; desenvolvimento organizacional e de produtos; redesenho e melhorias de layout; ações de benchmarking; registo de marcas; contratação de quadros técnicos qualificados; serviços de consultoria certificações; entre outros.

O sistema de incentivo “Internacionalização PME”, tem como objeto o apoio a projetos individuais que procurem reforçar a capacitação empresarial das PME para a internacionalização, a fim de promover o aumento das exportações através do desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais e de processos de qualificação das PME para a internacionalização, valorizando os fatores imateriais da competitividade e permitindo potenciar o aumento da sua base e capacidade exportadora. As despesas elegíveis para apoio incluem: a obtenção de conhecimento dos mercados externos; a realização de ações de marketing internacional; a presença na web; a contratação de quadros técnicos; o aluguer de espaço em feiras, entre outros.

O limite mínimo de despesa elegível total por projeto no âmbito de ambos os concursos é de 25 mil euros. O incentivo não reembolsável (“fundo perdido”) a conceder é calculado com base na aplicação de uma taxa de 45% às despesas consideradas elegíveis. No caso do apoio “Internacionalização PME”, apenas se podem candidatar os beneficiários que ainda não tenham atingido uma intensidade das exportações superior a 15% no ano de 2017.

As candidaturas estarão abertas até 8 de fevereiro de 2019. Mais informações sobre estes sistemas de incentivos em www.portugal2020.pt.