03 maio, 2018

Famalicão integra programa para cooperação em rede


Vila Nova de Famalicão está entre as cinco cidades de Portugal e as 75 da Europa que foram inseridas no programa europeu Urbact que promove a cooperação, aprendizagem e a troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável. São 25 redes desenvolvidas no espaço europeu, cada uma composta por 3 cidades, que interagem entre si à volta de uma reconhecida boa prática europeia na perspetiva da sua transferência para um novo contexto urbano, através da troca de experiências, do aprofundamento do conhecimento entre cidades e da adaptação dos projetos reconhecidos e das respetivas metodologias.

A primeira reunião de trabalho, que formaliza o arranque do projeto, irá decorrer em Pamplona no próximo dia 9 de maio. O processo desenvolve-se em duas fases. A primeira decorre durante cerca de 6 meses e inclui a conceção do Plano de Ação da Rede de Transferência. Na segunda fase, com duração de cerca de um ano, proceder-se-á à implementação do plano de ação em cada uma das cidades.

Lançado pela Comissão Europeia no contexto do ciclo 2014-2020, o programa promove e financia a constituição de redes temáticas de cidades que trabalhem no desenvolvimento de soluções comuns para os desafios urbanos contemporâneos, reafirmando a sua posição chave face à complexidade crescente das mudanças societárias.