05 abril, 2018

IRS: submissão da declaração de rendimentos até 31 de maio


O período para entrega do IRS - Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares arrancou a 1 de abril e vai prolongar-se até ao dia 31 de maio. Durante este período, os contribuintes devem preencher a declaração modelo 3 ou apenas submeter, no caso de estarem abrangidos e concordarem com a declaração apresentada pela AT - Autoridade Tributária, pelo sistema de IRS automático.

Este ano, a entrega do IRS terá de ser feita obrigatoriamente por meio eletrónico. Os contribuintes que, até ao ano transato, entregavam a declaração modelo 3 em papel, este ano, não o poderão fazer. Para aqueles contribuintes com maiores dificuldades, foi criado o Atendimento Digital Assistido no qual, funcionários das Finanças devidamente credenciados, ajudam os contribuintes a preencher a declaração pela Internet.

Para entregar a declaração, basta aceder ao Portal das Finanças com as credencias de acesso e depois selecionar “entregar declaração”, “IRS” e, por fim, “preencher”. No caso dos rendimentos de categoria A (trabalhadores por conta de outrem) e H (aposentados e reformados) a declaração já deverá aparecer pré-preenchida com os dados que a AT dispõe. Caso concorde com a declaração, basta submeter. Caso não concorde poderá, manualmente, retificar a declaração e proceder então à sua submissão.

A entrega da declaração de IRS com atraso, implica o pagamento de multas. Além disso, caso tenha dinheiro a receber, quanto mais cedo entregar mais cedo irá receber o reembolso. As Finanças admitem pagar os reembolsos de IRS em menos de 12 dias para os contribuintes que optarem pelo IRS automático e, em menos de 23 dias, para os restantes.