11 janeiro, 2018

Vale Comércio e Vale Economia Circular: Acreditação de Entidades


A medida Vale Comércio é um programa do Portugal 2020 que tem como objetivo o reforço da capacitação empresarial das micro, pequenas e médias empresas inseridas nos setores do Comércio, da Restauração e dos Serviços, por via do incentivo à procura de serviços que potenciem a sustentabilidade dos negócios, bem como o conhecimento de mercados e a interface com agentes económicos relevantes nos mercados externos. São enquadráveis no Vale Comércio as empresas com atividades económicas nos referidos setores, cujas vendas valorizem a oferta nacional, traduzida no efeito de arrastamento que essa atividade possa ter ao nível da produção noutras empresas localizadas em território nacional.

No que respeita ao Vale Economia Circular, este tem como objetivo apoiar a transição do tecido empresarial nacional para uma economia circular, reforçando a sua competitividade e promovendo um crescimento económico sustentável. Neste sentido, pretende-se que seja desenvolvido um conjunto de recomendações que permitam às empresas a definição de um plano de ação conducente à implementação de modelos de gestão e de crescimento alinhados com estratégias e compromissos nacionais e internacionais assumidos por Portugal, com particular relevância para uma economia circular. São enquadráveis nesta tipologia as entidades prestadoras de serviços especializados e fornecedores de tecnologia, com competências comprovadas para esta tipologia de serviços, previamente acreditadas, e as entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, incluindo os Centros de Interface.

O processo de acreditação das entidades está aberto, em ambos os casos, até 29 de março de 2018 e deve ser efetuado através de formulário eletrónico disponível no Balcão 2020.