03 agosto, 2017

Programa Reactivate da UE apoia os desempregados com mais de 35 anos


A iniciativa de mobilidade profissional da UE - União Europeia Reactivate visa apoiar os trabalhadores mais velhos que procuram alargar os seus horizontes. O programa Reactivate destina-se a candidatos a emprego desempregados e desempregados de longa duração, mas está igualmente aberto a quem procura uma mudança profissional num novo país, independentemente do seu nível de formação académica e da anterior experiência profissional. Constitui uma extensão do Programa “O teu primeiro emprego EURES” (Serviços Europeus de Emprego), a iniciativa de mobilidade profissional intracomunitária destinada a pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos e a empregadores. Ao invés de visar trabalhadores mais jovens, o Reactivate destina-se a indivíduos com idade igual ou superior a 35 anos que estejam dispostos a mudar-se para outro Estado-Membro da UE para uma oportunidade de emprego, de estágio ou de aprendizagem.

A iniciativa oferece apoio personalizado ao longo do processo de recrutamento e de correspondência, incluindo apoio financeiro para cobrir despesas com formação linguística, reconhecimento de habilitações ou mudança de residência para o estrangeiro, nomeadamente a relocalização da família. Além de ajudar os cidadãos, o Reactivate também poderá ajudar os empregadores, em particular os empresários que gerem PME - Pequenas e Médias Empresas. Estes podem obter ajuda para encontrar trabalhadores oriundos de outros países para vagas difíceis de preencher e podem contactar os serviços do Reactivate para obter apoio na gestão das ofertas de emprego e na correspondência entre as vagas e os candidatos da UE. Também está disponível apoio financeiro para as PME que preparem programas de acolhimento e integração para os seus trabalhadores recém-recrutados.

Ao fazer a correspondência entre candidatos a emprego e empregadores (e entre empregadores e candidatos a emprego) de toda a UE, o Reactivate poderá ajudar a encontrar a oportunidade de emprego que procura, bem como a reforçar a competitividade das empresas comunitárias. Os interessados poderão obter mais informações em eures.europa.eu.