11 maio, 2017

Programa Erasmus+ comemora 30 anos


O Programa Erasmus foi criado em 1987 como um programa de mobilidade estudantil, tendo crescido ao longo do tempo com a participação de mais de cinco milhões de pessoas e influenciando indiretamente a vida de inúmeras outras pessoas. Em 2014, a Comissão Europeia decidiu reunir vários programas num só: o Erasmus+.

Esta plataforma de mobilidade e cooperação europeia e internacional aproxima pessoas de origens e meios muito diferentes, ajudando-as a adquirir as competências necessárias para encontrar um lugar na sociedade e contribuindo para o desenvolvimento de um sentimento de identidade europeia, uma identidade que complementa as nossas identidades nacionais, regionais e locais. O programa Erasmus+ é amplamente reconhecido como o mais bem-sucedido programa da União Europeia e constitui um exemplo concreto do impacto positivo da integração europeia e do seu alcance internacional. Só entre 2014 e 2016, quase dois milhões de pessoas da Europa e de outras partes do mundo participaram no Erasmus+.

Em 2017, realizar-se-ão eventos por toda a Europa que contarão a história dos 30 anos do programa Erasmus+ e dos programas que o antecederam. A nível local, nacional e europeu, terão lugar cerimónias de comemoração, conferências, debates, diálogos, exposições, fóruns e outros eventos. Para mais informações poderá consultar ec.europa.eu.