18 maio, 2017

Estágios Profissionais: aberto o 1º período de candidaturas!


A medida "Estágios Profissionais" do IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional já arrancou com a primeira fase de candidaturas, a qual vai estar aberta até 16 de junho de 2017.

Esta medida tem como principal objetivo a inserção de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados e destina-se essencialmente a jovens entre os 18 e os 30 anos que tenham completado pelo menos o ensino secundário. Podem ainda candidatar-se pessoas desempregadas há mais de 12 meses, variando a admissibilidade do nível de escolaridade, e ainda pessoas com deficiência e incapacidade, pessoas que integrem família monoparental, ou pessoas cujos cônjuges com quem vivam em união de facto se encontrem igualmente inscritos como desempregados no IEFP.

A medida está regulada através da portaria 131/2017 de abril passado e contempla maior direcionamento para resultados estratégicos, com a criação do chamado “prémio-emprego”, que são incentivos às entidades que integrem nos quadros os trabalhadores ao fim dos nove meses de estágio.

A medida “Estágios Profissionais” dispõem de um investimento de 18,8 milhões de euros para apoiar 4 mil estágios. As candidaturas são apresentadas pelas entidades promotoras através do portal do IEFP em www.netemprego.gov.pt.