01 fevereiro, 2017

Formação em contexto organizacional: que futuro?



A formação e o desenvolvimento dos/as colaboradores/as nas organizações é um tópico de grande relevância para a Gestão de Recursos Humanos.

É cada vez maior a preocupação em investir no desenvolvimento dos/as trabalhadores/as e de fornecer ferramentas que lhes permitam desenvolver competências sociais, pessoais e técnicas por forma a poderem acompanhar a evolução dos mercados, das tecnologias e do conhecimento.

O formato “tradicional” de formação (face-to-face) é cada vez mais preterido pelas organizações em função de metodologias que permitam a transmissão do conhecimento de forma mais personalizada, mais rápida, que facilmente se ajuste a conteúdos mutáveis e que obrigue a um menor valor de investimento financeiro - o E-learning.

Embora se caracterize por ser uma metodologia que ainda causa grandes dúvidas acerca da sua eficácia, cada vez mais são aqueles que optam pela implementação de programas de formação em E-learning, pela constatação dos reais benefícios que estes trazem às suas empresas e aos/às seus/uas colaboradores/as.

Mas que benefícios traz a formação E-learning?

As ações estão sempre disponíveis para o público a que se destina e para outros públicos que de futuro se possam interessar pelo tema ou efetivamente necessitar dele para o desempenho das suas funções. Passa a ser possível programar ações de formação sem que as empresas tenham que estar “agarradas” a um espaço físico, que implique ter as suas equipas, que muitas vezes não só não trabalham no mesmo local, como não trabalham na mesma cidade ou país. Os/As trabalhadores/as podem definir os seus ritmos de aprendizagem e fazer a gestão dos seus horários, garantindo assim maior eficácia na integração do conhecimento e motivação para a frequência de formação.

Embora sabendo que a formação presencial não deve ser banida das empresas, pois em contextos específicos é indiscutidamente mais eficaz, é necessário que os departamentos de RH estejam conscientes destas mudanças no paradigma da formação, que se ajustem às novas metodologias, às novas tecnologias, às necessidades contínuas de quem nelas trabalha e procurem respostas formativas mais ajustadas e personalizadas a cada um. 

Liliana Fonte
Training Developer / Instructional Designer
Infineon Technologies