07 setembro, 2016

Avaliar por Competências? Quais as Vantagens?

 
 
A Avaliação de Desempenho por Competências baseia-se num único modelo de gestão das atividades de planeamento, acompanhamento e avaliação de desempenho, a partir de um diagnóstico das competências essenciais à organização, desde o nível organizacional até ao individual.

A principal vantagem para as empresas prende-se com a articulação com as restantes práticas de Recursos Humanos, nomeadamente a nível do recrutamento e seleção, descrição e análise de funções, formação e desenvolvimento e da gestão de carreiras.

Uma outra vantagem tem a ver com o facto de centrar todos os esforços dos colaboradores da empresa nos resultados, ou seja, o indivíduo desenvolve diferentes competências com o objetivo de ter o melhor desempenho, e assim obter o melhor resultado, num determinado posto de trabalho e numa determinada organização. Isto torna possível programar uma avaliação de desempenho com base nos pontos fortes e fracos de um indivíduo, podendo-se, posteriormente, definir um plano de desenvolvimento tendo em vista melhorar esses mesmos resultados.

Além disso, esta ferramenta permite predizer comportamentos futuros do colaborador na empresa tendo como base os comportamentos passados. Isto quer dizer que se o colaborador tem um bom desempenho numa determinada situação espera-se que ele venha a ter o mesmo desempenho, ou até melhor, numa situação semelhante.

Por fim, parece haver uma facilitação relativamente à comparação entre o perfil de exigências da função e o perfil de comportamentos do titular da função, ou seja, ao se saber que comportamentos concretos se deverá ter no desempenho de uma determinada função é mais fácil comparar com os comportamentos que o titular dessa mesma função está a ter para ser possível averiguar o desvio ou o nível de adequação do titular da função relativamente ao perfil de exigências da função. Uma vez observados os desvios torna-se mais fácil um plano de ação para corrigir esse desvio. 




Marlene Soares
Diretora de Recursos Humanos
 na Industrial Laborum Ibérica
Formadora