03 setembro, 2015

Via Verde lança portal para regularizar dívidas de portagens


Acaba de ser lançado o Portal das Portagens, através do qual os automobilistas portugueses e estrangeiros poderão proceder ao pagamento de dívidas de portagens antes da aplicação de coimas por parte da Autoridade Tributária. Independentemente de ser ou não cliente Via Verde é possível fazer o pagamento de dívidas de portagens através de duas formas: gerando uma referência multibanco ou de um Terminal de Pagamento Automático Virtual, sendo aceites cartões de débito e crédito das marcas Visa e Mastercard, o que permite o pagamento por proprietários de veículos com matrículas estrangeiras.

Existem no portal duas áreas distintas: uma destinada a condutores que tenham passado uma portagem sem fazer o respetivo pagamento, bastando fazer a pesquisa através da matrícula da viatura; e, outra dedicada a condutores que tenham recebido uma notificação com um código de registo.

Até agora este serviço está disponível para as concessões Brisa, Brisal, Douro Litoral, Atlântico, Infraestruturas de Portugal (apenas a A21), Baixo Tejo e Litoral Oeste (em ambas, apenas quando esgotado o prazo de pagamento junto dos CTT). Ainda não é possível efetuar o pagamento de dívidas de portagens associadas às concessionárias das ex-SCUT (Ascendi, Via Verde e Portvias) e da Lusoponte. Por cada infração cometida é cobrado, aquando do pagamento, um custo administrativo no valor de 2,21 euros.