03 julho, 2014

Candidaturas abertas ao Programa OTL - Longa duração


Encontram-se abertas as candidaturas ao Programa OTL - Longa duração, um programa do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude que tem por objetivo oferecer aos jovens experiências em contexto de aprendizagem não-formal, ou em contexto ativo de trabalho, possibilitando o desenvolvimento de capacidades e competências e a ocupação dos tempos livres de forma produtiva.

O programa existe em duas modalidades: Curta duração e Longa duração. Na vertente Longa duração, é possível, em parceria com uma entidade, apresentar, desenvolver e executar um projeto, numa área profissional específica, ganhando experiência de trabalho, capacidades e competências profissionais, pessoais e relacionais, para além de se fomentar o espírito empreendedor (estes projetos têm uma duração entre 264 e 396 horas).

As áreas de intervenção disponíveis para este programa são: empreendedorismo; investigação; associativismo; sociocultural; criativa; desenvolvimento agrícola; e, outra de reconhecido interesse. A este programa podem-se candidatar como promotores jovens dinamizadores, entre os 18 e 30 anos, que não se encontrem a receber qualquer prestação de proteção no desemprego, e as seguintes entidades: Associações inscritas no RNAJ - Registo Nacional do Associativismo Jovem; IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias e Mutualidades; Clubes Desportivos, Associações de Modalidade e Federações Desportivas, ONG - Organizações Não-governamentais; Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia; e, Outras entidades privadas com ou sem fins lucrativos.

Este programa não contempla custos de candidatura e garante aos jovens monitores e aos jovens dinamizadores dos projetos uma bolsa horária no montante a definir anualmente, um seguro de acidentes pessoais e um certificado de participação, a emitir pela Direção Regional do IPDJ. As candidaturas devem ser efetuadas, até dia 30 de setembro de 2014, em formulário próprio através do Portal da Juventude ou nas Direções Regionais do IPDJ da respetiva área de residência, devendo o projeto ser apresentado até 30 dias úteis antes do respetivo início. Em 2013, o IPDJ, no âmbito dos projetos de Curta Duração, apoiou 149 iniciativas nas quais participaram 1.929 jovens.