15 maio, 2014

Universidades do Norte unidas para gerar, atrair e fixar talento


Os reitores das universidades do Minho, do Porto e de Trás-os-Montes e Alto Douro assinaram um memorando de entendimento para a constituição do primeiro consórcio de cooperação estratégica do ensino superior português.

O memorando de entendimento define a forma de operacionalização do Consórcio das Universidades do Norte (UniNORTE). O objetivo desta plataforma de cooperação institucional entre as universidades da região Norte passa por potenciar as oportunidades de cooperação estratégica e operacional entre as três instituições inseridas na mesma região, pretendendo-se ainda responder aos desafios colocados pelo programa quadro Europa 2020 para a criação de estratégias regionais de especialização inteligente. Está ainda prevista uma maior concertação da oferta educativa das três universidades de acordo com as estratégias de desenvolvimento regionais e nacionais, a gestão conjunta do número de vagas e do número de cursos de cada instituição e a gestão integrada da abertura de novos cursos ou de encerramento de atuais programas de formação.

O consórcio UniNORTE assume-se, desta forma como um compromisso na concretização de um novo modelo de desenvolvimento sustentável que garanta o futuro da região pela geração, atracão e fixação de talento capaz de criar riqueza e de assegurar o bem-estar das populações.