12 abril, 2013

Entrega do Relatório Único


A recolha do Relatório Único referente a 2012 iniciou-se no 20 de março e o prazo de entrega termina já no próximo dia 24 de abril de 2013. O GEE - Gabinete de Estratégia e Estudos é a entidade responsável pela gestão de todo o processo. Este relatório tem como principal objetivo a recolha de informação estatística sobre os trabalhadores ao serviço das empresas e a sua entrega é obrigatória para todas as entidades empregadoras.

De forma a apoiar as empresas nas respostas a este relatório, a GEE disponibiliza um conjunto de informação sobre algumas situações de erro que devem ser evitadas, contribuindo para a qualidade e fiabilidade desta fonte de informação estatística.

Recentemente, foram iniciados trabalhos com a finalidade de apresentar uma proposta de revisão do Relatório Único. Em cima da mesa encontram-se propostas para a alteração do modelo e das datas de recolha do relatório, para a revisão da legislação sobre o balanço social e a viabilidade do pré-preenchimento do relatório com informação já remetida à administração pública no âmbito de outras obrigações legais.

Esta revisão tem como objetivo simplificar, desburocratizar e reduzir os custos desta fonte, visando minimizar o esforço feito pelas entidades empregadoras no seu preenchimento e dar resposta às diferentes necessidades dos organismos que utilizam esta fonte de informação.

Todas as informações estão disponíveis em www.relatoriounico.pt.