01 março, 2013

Programa de Ignição apoia jovens empreendedores


A Portugal Ventures no âmbito do seu Programa de Ignição, que visa possibilitar o acesso a investimento de capital de risco a projetos inovadores de base científica e tecnológica em fases iniciais de desenvolvimento, é responsável pela promoção da iniciativa Call for Entrepreneurship,.

Os dados da 1ª Call for Entrepreneurship revelam a participação de 386 empreendedores que apresentaram 143 projetos para avaliação, o que corresponde a um valor potencial de investimento de 49,4 milhões de euros. O sucesso obtido deve-se sobretudo ao empenho e dinamização concretizados pelas 28 entidades nacionais do ecossistema de empreendedorismo de base científica e tecnológica que integram a Rede de Parceiros.

Esta iniciativa pretende investir cerca de 20 milhões de euros por ano em projetos empreendedores, inovadores, únicos e com potencial de implementação no mercado global. Serão selecionados para investimento projetos nas áreas das TIC, eletrónica e web, ciências da vida, recursos endógenos, nanotecnologia e materiais, que demonstrem possuir o maior potencial de crescimento e capacidade para se assumirem como empresas de excelência a nível mundial.

Através da Rede de Parceiros do programa, os empreendedores poderão beneficiar de apoio e orientação na preparação e qualificação do seu projeto. Cada projeto poderá beneficiar de um investimento entre 100 a 750 mil euros, até ao limite máximo de 85% do orçamento previsto para a sua implementação. As candidaturas à 2ª Call terminaram em fevereiro. Contudo, a Portugal Ventures lançou já uma data indicativa para o início da 3ª Call for Entrepreneurship: 16 de abril de 2013.

O regulamento e todas as informações úteis sobre este programa poderão ser encontradas através do portal www.portugalventures.pt.