13 janeiro, 2012

Nova linha de crédito de apoio às PME’s

A partir desta 2.ª feira, 16 de Janeiro, estará disponível um novo instrumento para apoiar as pequenas e médias empresas. Trata-se de uma nova linha de crédito, recentemente lançada pelo Governo português, que visa apoiar novos investimentos em activos fixos tangíveis, activos intangíveis ou o reforço em fundo de maneio ou dos capitais permanentes.

A Linha PME Crescimento dirige-se às micro e pequenas empresas e às empresas exportadoras. Esta linha no valor de 1500 milhões de euros apresenta dotações diferentes de acordo com a tipologia de empresa, incluindo as dotações específicas de 500 milhões (para as empresas exportadoras) e de 250 milhões de euros (para as micro e pequenas empresas).

Existem ainda montantes máximos do financiamento a atribuir por empresa: para as empresas PME Líder o montante máximo é de 1,5 milhões de euros, para as micro empresas é de 25 mil euros e para as pequenas empresas é de 50 mil euros. As empresas interessadas deverão apresentar a sua candidatura em qualquer um dos Bancos protocolados e os spreads podem variar entre 4,813% e 5,375%.