09 setembro, 2011

PME Investe: um ano de isenção para pagar empréstimos

As empresas que contraíram empréstimos no âmbito do programa PME Investe já podem pedir uma extensão por 12 meses do crédito. Se assim o fizerem, durante o próximo ano, as empresas podem pagar apenas os juros, a uma nova taxa, sem fazer qualquer amortização de capital.

Esta medida tem por objectivo conceder “algum alívio financeiro às empresas que têm viabilidade económica, mas que devido às condições excepcionais sofrem uma enorme restrição de acesso ao crédito”. O universo potencial de empresas que venham a beneficiar desta medida é de 50 mil empresas, num volume máximo de 1.850 milhões de euros.

Contudo, nem todas as empresas vão conseguir aceder a esta medida uma vez que os critérios de selecção negociados entre a banca e o Governo serão tão apertados como para a concessão de um novo empréstimo. A última palavra pertence às instituições bancárias que aceitaram esta moratória nos pagamentos após dois meses de negociação com o Executivo. Em troca, os bancos, também eles confrontados com dificuldades de financiamento, vão cobrar, durante os 12 meses da extensão dos créditos, um spread mais elevado.

Fonte: Diário Económico