30 maio, 2011

Problemas no portal das Finanças dificultam entrega das declarações de IRS e IRC

Vários problemas no portal das Finanças estão a impedir os contribuintes de cumprirem as suas obrigações fiscais, a um dia de acabar o prazo para o fazerem. Em causa, estão problemas técnicos que impedem os contribuintes de preencher as declarações do modelo 3 da segunda fase do IRS e do modelo 22 do IRC.

A introdução de novos formulários está também a dificultar a entrega atempada das declarações que deveria acontecer até amanhã, dia 31 de Maio, no caso do IRS.

As Finanças admitem que a introdução de novos formulários pode criar algumas dificuldades. Ainda assim, o ministério de Teixeira dos Santos considera que estão reunidas todas as condições para um correcto e atempado cumprimento das obrigações por parte dos contribuintes.

Até sexta-feira passada, faltavam entregar mais de 500 mil declarações de IRS do modelo 3 e mais 220 mil do modelo 22 do IRC. Esta situação motivou um apelo da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas ao não pagamento das multas por incumprimento e a um pedido às finanças de prorrogação dos prazos. Entretanto, a OTOC endureceu hoje as críticas e ameaçou mesmo deixar à porta do ministério as declarações de IRC e IRC.

Fonte: O Informador Fiscal