06 maio, 2011

Casados pagam mais impostos

As pessoas casadas podem ser penalizados no IRS em comparação com quem vive em união de facto. A DECO - Associação de Defesa do Consumidor refere que os casados podem ser penalizados até cerca de 800 euros, concluindo ainda, que à excepção das situações em que os rendimentos do casal são muito diferentes, não há vantagem em os unidos de facto entregarem declaração conjunta para efeitos de IRS.

A maior diferença ocorre com a dedução da despesa com a compra de casa. O limite da dedução é de 591 euros para todos os casos, mas na declaração conjunta é usada uma única vez, enquanto na declaração individual a mesma despesa pode ser apresentada pelos dois em separado, o que na prática duplica a dedução.

O mesmo acontece quando há dependentes. Quando nasce um filho, os pais beneficiam automaticamente de uma dedução à colecta que é mais elevada nas famílias monoparentais. Quem entrega declaração individual e tem filhos a cargo beneficia de uma dedução de 380 euros acrescida de 190 euros por cada dependente. Ao serem obrigados a entregar declaração conjunta, os casados pagam, assim, mais imposto.

Fonte: O Informador Fiscal