13 setembro, 2024

BoostUp! IBERIA 2024: Inscrições até 23 de Setembro

O EIT Manufacturing lançou a primeira edição do BoostUp! IBERIA 2024, destinado a startups de Portugal e Espanha com soluções inovadoras para alcançar emissões zero na Indústria 4.0. O concurso visa apoiar startups focadas em tecnologias de redução de carbono, fornecendo recursos, visibilidade e acesso à rede EIT Manufacturing para acelerar a transição para a neutralidade carbónica.

As startups vencedoras receberão prémios financeiros (1º lugar: 7 mil euros; 2º lugar: 5 mil euros; 3º lugar: 3 mil euros) e suporte para internacionalização, além de visibilidade na rede EIT Manufacturing.

As propostas devem enquadrar-se em áreas tecnológicas como: Manufatura Aditiva / Impressão 3D; Sensores Avançados; Armazenamento de Energia (Baterias / Hidrogénio); Cleantech; Captura, Utilização e Armazenamento de CO2; Visão Computacional / Controle de Qualidade; Conectividade / Infraestrutura IoT; Cibersegurança; Análise de Dados / IA / ML; Semicondutores; e, Simulação / Gêmeos Digitais.

As inscrições estão abertas até 23 de setembro de 2024. Para mais informações aceda ao site da EIT Manufacturing em www.eitmanufacturing.eu.

Horizonte Europa: ANI organiza sessão sobre Assuntos Legais e Financeiros com Novas Diretrizes

A ANI irá organizar a 16 de outubro, uma sessão dedicada aos Assuntos Legais e Financeiros no contexto do programa Horizonte Europa. Com o programa a alcançar o período intermédio de implementação, surgem novas orientações que podem impactar a forma como os projetos são geridos, como o aumento do financiamento via Lump Sum e a introdução da opção de custos com pessoal unitários.

A sessão, será realizada online, via Zoom, entre as 10h e as 12h e tem como objetivo esclarecer sobre os novos parâmetros legais e financeiros aplicáveis ao Horizonte Europa. A agenda inclui apresentações sobre orçamentação, reporte financeiro, auditoria, gestão de third parties, cooperação internacional, e as novas opções de financiamento.

A Sessão será dividida em três momentos principais:
- Apresentação sobre Assuntos Legais e Financeiros, incluindo novidades sobre orçamentação, reporte financeiro e auditoria. Esta sessão será conduzida por Alexandre Marques da ANI, seguida de uma secção de perguntas e respostas;
- Partilha da Experiência de Carina Dantas da SHINE2Europe, acerca do financiamento de um projeto Lump Sum;
- Certificação dos Custos com Pessoal Unitários, por Ana Li da Comissão Europeia. Este segmento também irá incluir uma secção de perguntas e respostas.

Esta ação visa atualizar os gestores de projetos e gestores sobre as mudanças em curso no Horizonte Europa, garantindo que os seus projetos estejam alinhados com as novas diretrizes de financiamento e gestão. Para mais detalhes, consulte a agenda completa aqui e inscreva-se no site da ANI, em www.ani.pt.

TecMinho: 4ª Edição do Master em Gestão Estratégica da Inovação em Braga

A TecMinho está a lançar a quarta edição do “Master em Gestão Estratégica da Inovação”. Este é um programa de formação avançada, projetado para capacitar gestores e profissionais para liderarem iniciativas de inovação nas suas organizações.

A formação intensiva terá lugar em Braga, oferecendo aos participantes as ferramentas para identificarem oportunidades, criarem e implementarem estratégias inovadoras, gerirem o conhecimento empresarial e alinharem a inovação com a estratégia global das suas empresas. O programa inclui tópicos como criatividade e design thinking, gestão de projetos, proteção de propriedade intelectual, marketing para produtos e serviços inovadores, e opções de financiamento para a inovação.

Nesta edição, o programa inclui a participação de especialistas e oradores convidados, que irão explorar temas centrais da inovação. Além dos módulos temáticos, o curso inclui estudos de caso, palestras de convidados e grupos de trabalho com mentoria personalizada para o desenvolvimento de estratégias inovadoras.O Master conta com o apoio do Human Power Hub e irá decorrer nos dias 28, 29 e 30 de outubro e 4, 5 e 6 de novembro. Nas edições anteriores a formação conduziu ao desenvolvimento de várias ideias inovadoras, muitas das quais estão agora a avançar para fases mais concretas de desenvolvimento. Para mais informações e inscrições, aceda ao site da TecMinho em www.tecminho.uminho.pt.

06 setembro, 2024

7.ª Convocatória Eurostars- Projetos de I&D em Copromoção: Candidaturas Encerram a 12 de Setembro

No próximo dia 12 de setembro encerram as candidaturas para a 7.ª convocatória do Eurostars, um programa dedicado ao financiamento de projetos de Investigação e Desenvolvimento em copromoção. São apoiados projetos de alta qualidade em todos os domínios tecnológicos, resultantes de consórcios internacionais.

Embora o Eurostars esteja aberto a propostas de projetos em qualquer área tecnológica, esta edição tem um foco especial em soluções sustentáveis nas seguintes áreas: Energia, eficiência energética e armazenamento; Agricultura: alimentos e ração; Transporte e mobilidade; Manufatura; Materiais e compósitos avançados.

Os consórcios interessados devem apresentar propostas inovadoras que promovam a sustentabilidade e contribuam para o avanço tecnológico nos setores mencionados.

Para facilitar a formação de parcerias, está disponível a plataforma Eurostars Sustainability Matchmaking e o marketplace virtual, recursos disponibilizados para que os participantes tenham a oportunidade de convidar e agendar reuniões online, discutir potenciais colaborações e explorar oportunidades de cooperação em projetos.

Para mais informações sobre o programa, aceda ao site da ANI em ani.pt.

Coaching 4.0 - Apoio a Modelos de Negócio para a Transição Digital - Acreditação de Fornecedores

Está a aproximar-se o fim do prazo para submissão de candidaturas ao Aviso do PRR, para Acreditação de Fornecedores, no âmbito da medida "Coaching 4.0 - Apoio a Modelos de Negócio para a Transição Digital". O Aviso em questão visa acreditar fornecedores, capacitados para prestar serviços incluídos no Catálogo de Serviços de Transição Digital.

A medida Coaching 4.0 faz parte do programa nacional para a Indústria 4.0, que se concentra em fomentar a integração de tecnologia nas empresas. Integrada no investimento "Transição Digital das Empresas" da componente 16 - Empresas 4.0 do PRR, tem como objetivo apoiar cerca de 4 mil PME’s na integração de tecnologias digitais, promovendo o desenvolvimento de processos e competências organizacionais que impulsionem a transformação digital.

A data limite de candidaturas é o dia 19 de setembro de 2024. 

Para mais informações sobre o Aviso de candidaturas aceda ao site do PRR em recuperarportugal.gov.pt.

Jornadas Eureka - Sessões de Informação sobre convocatórias de projetos da Rede Eureka

A Agência Nacional de Inovação está a organizar as Jornadas Eureka, uma iniciativa que visa dar a conhecer os programas de financiamento disponíveis através da Rede Eureka, a maior rede pública mundial dedicada à cooperação em I&D e inovação. Estas sessões informativas dirigem-se a entidades nacionais interessadas em participar em projetos internacionais de I&D, permitindo-lhes conhecer as condições de elegibilidade e financiamento disponíveis, bem como preparar as suas candidaturas para as próximas convocatórias.

Entre os programas a serem apresentados, destaca-se o Innowwide, cujo prazo de candidatura termina a 15 de outubro de 2024. Este programa é dirigido a pequenas e médias empresas inovadoras, que lideram projetos de viabilidade tecnológica e de negócios a serem desenvolvidos fora da Europa. Outro programa em destaque é o CELTIC NEXT, com prazo de candidatura a 21 de outubro de 2024. Este programa destina-se a projetos de I&D, em consórcio internacional, focados na área das comunicações avançadas e próximos do mercado.

Na área da inovação em software, o programa ITEA 4 oferece financiamento a projetos de I&D em consórcio internacional, com prazo de candidatura até 11 de novembro de 2024. Para projetos ligados às tecnologias de energia de baixo carbono, o programa EUROGIA apresenta-se como uma oportunidade de financiamento relevante, com prazo de candidatura até 15 de novembro de 2024.

O programa SMART, orientado para tecnologias de produção avançada, terá o prazo de candidatura aberto até 16 de janeiro de 2025. Por fim, o programa XECS, dedicado a sistemas e componentes eletrónicos para uma transição digital sustentável, tem o prazo de candidatura a decorrer até 23 de janeiro de 2025.

Cada programa de financiamento terá uma sessão de esclarecimentos dedicada, sendo necessário inscrição prévia. Estas sessões ocorrem entre os meses de setembro a dezembro de 2024.

Para ficar a conhecer toda a agenda consulte www.ani.pt.